Tudo sobre furões
Porquê é que o furão é perigoso para a fauna?
Um exemplo bom que demonstra o quão perigoso esta espécie consegue ser para a fauna de um país é o caso da Nova Zelândia: Em 1860, os colonizadores da Nova Zelândia importaram coelhos para fazer criação, em 1870 os coelhos estavam a destruir a paisagem natural porque não havia nenhum predador natural que controlasse a sua população.
Para combater isto, foram introduzidos cinco furões em 1879 para tentar controlar a população de coelhos. De 1882 a 1886, outros milhares de furões foram ali libertados, juntamente com arminhos e doninhas selvagens (que são parentes próximos do furão). Os furões não conseguiram controlar como esperado a epidemia dos coelhos, em vez disso contribuíram para o declínio desastroso dos pássaros nativos que faziam os seus ninhos no chão, nomeadamente o Kiwi.
Os Furões puderam viver prosperamente no habitat selvagem porque o clima da Nova Zelândia era o ideal e os furões não tinham nenhum predador natural, além do próprio ser humano. O mesmo acontece em Portugal, não há um predador natural do furão e eles podem destruir a nossa fauna em apenas alguns anos.
Pense bem antes de comprar um furão, nunca o abandone na rua e compre o seu animal sempre de forma legal!