top of page

Gaiola

 

Os furões necessitam de espaço para brincar e tocas para se esconder. Vai precisar de comprar uma gaiola com vários pisos e ter muitas camas suspensas e camas tipo iglo para se esconderem da luz.

 

Eles não podem ser expostos a muita luz, quer solar quer artificial, por isso tenha em conta onde vai colocar a gaiola na sua casa de forma a que não esteja constantemente exposto à luz. Pode cobrir parte da gaiola com um lençol fino, mas o melhor é arranjar-lhe tocas para se esconder da luz quando quiser.

 

Eles fazem as necessidade em caixinhas wc como os gatos, geralmente convém ter mais que uma caixinha na gaiola para evitar acidentes. Pode ter também uma caixa cá fora para quando ele tiver a brincar consigo noutra divisão, saber onde pode fazer as necessidades. No início ele vai precisar de ajuda a perceber que é ali que deseja que ele faça, para isso basta apanhar um cocó que ele tenha feito fora do sítio e coloca-lo na caixinha. Quando trouxer o seu primeiro furão para casa, pode pedir ao criador se é possível levar um cocó num saco de plástico para colocar na caixinha na casa nova, ele reconhecerá o cheiro e vai identificar que é ali que pode fazer.

 

Os furões não são como os cães e não deviam ser castigados por fazer as necessidades fora do sítio, ele não vai entender e pode fazer com que ganhe medo de si e se torne agressivo. Continue com paciência a colocar os acidentes que ele fizer dentro da sua caixinha que ele acabará por perceber.

 

Vai se preciso limpar a caixinha wc pelo menos de 2 em 2 dias dependendo da quantidade de furões que tem) e a gaiola deverá ser limpa no mínimo 1 vez por mês. As mantas e camas também convém ser mudadas e limpas uma vez por mês para evitar ácaros e/ou possíveis pulgas ou parasitas que posso ter apanhado na rua ou no jardim.  

Pense bem antes de comprar um furão!

bottom of page