Tudo sobre furões
Machos
Os machos são muito maiores que as fêmeas, chegam a ter o dobro do tamanho!
Aos aproximadamente seis meses, eles entram no cio, o cio dos machos consiste maioritariamente em marcar território. O cheiro deles fica mais intenso e podem andar mais agitados e menos brincalhões, quando saírem da gaiola vão andar os primeiros minutos mais interessados em marcar o território deles do que brincar consigo, não leve a mal – é apenas o instinto dele.
A marcação de território é parecido com o que os gatos fazem, deixam uma marca de urina que tem um cheiro forte para afugentar outros machos. Se optar por ter dois machos, nesta fase da vida deles, se não forem castrados poderá ter alguns problemas de agressividade entre eles. Quando estão castrados não há problema nenhum entre os machos e dão-se bem porque já não têm o instinto de lutar por uma fêmea nem de acasalar.
Se não tem meios financeiros para castrar os seus furões, não compre! Eles são seres sociáveis e não é justo para eles mantê-los sozinhos por estarem no cio para evitar lutas, eles são muito mais felizes castrados, e como diminui o cheiro deles, você também será mais feliz com o seu animal!
Consulte um veterinário de exóticos acerca dos preços desta intervenção cirúrgica antes de pensar em comprar um furão